domingo, 7 de setembro de 2008

Paraolimpíadas 2008: 1º ouro do Brasil

Daniel Dias ganha o primeiro ouro do Brasil na Paraolimpíada
Nadador crava o tempo de 1min11s05 e estabelece o novo recorde mundial na disputa dos 100 metros livre S5

Do Estado de São Paulo

SÃO PAULO - O Brasil conquistou sua primeira medalha de ouro nos Jogos Paraolímpicos de Pequim. O nadador Daniel Dias venceu neste domingo a disputa dos 100 metros livre da categoria S5 (atletas com limitações físico-motoras) ao cravar a marca de 1min11s05 (novo recorde mundial).

Dias, que liderou a fase classificatória, abriu vantagem nos metros finais e superou o ucraniano Dmytro Kryzhanovsky, que ficou com a prata ao cravar 1min12s73. O bronze foi para o atleta norte-americano Roy Perkins, com 1min15s31.

A medalha de ouro foi muito comemorada pelo atleta de 20 anos. "Estou surpreso com o meu tempo", revelou Daniel Dias ao SporTV. "Agradeço a todos que me ajudaram e me apoiaram nessa disputa. E isso é apenas o começo para escutar o hino brasileiro em Pequim."

Clodoaldo Silva, que se envolveu numa polêmica antes das Paraolimpíadas (foi obrigado a mudar de categoria em uma reavaliação funcional exigida pelo Comitê Paraolímpico Internacional), terminou apenas na sexta colocação, com a marca de 1min21s14.

Os brasileiros também estiveram presentes em outras finais neste domingo. Na disputa dos 200 metros livre, na categoria S2 (atletas com limitações físico-morotas), Adriano Pereira foi o quinto colocado, enquanto Gabriel Feiten ficou na oitava posição. O ouro foi para o russo Dmitry Kokarev, com o tempo de 4min45s43 (recorde mundial).

Nos 100 metros livre da categoria S3 (atletas com limitações físico-morotas), Genezi Andrade terminou apenas na sexta posição. A medalha de ouro foi para o atleta chinês Du Jianping, que estabeleceu 1min35s21 (recorde mundial).

Quem esteve perto do pódio foi a brasileira Edenia Garcia, que terminou em quarto lugar na disputa dos 100 metros livre (S4), com 1min58s02. A medalha de ouro nesta prova ficou com a mexicana Nely Miranda, com 1min44s11.

Nenhum comentário: