sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Eleições 2008 - 2º Debate da Band em São Paulo

Ontem rolou o debate entre os candidatos à prefeito de São Paulo.

Embora com muito blá, blá, blá (como sempre ocorre), a discussão foi bem mais "animada" do que a que ocorreu no mês passado.

Fazendo uma análise rápida, para mim quem levou vantagem foi o atual prefeito Gilberto Kassab (DEM).

Afinal, como disse o Noblat em seu blog, ele entrava lá com a campanha em plena ascenção, enquanto Alckmin (PSDB) vem numa certa decadência, ou seja, era só manter o ritmo e desviar-se das "balas" disparadas pelos adversários que, no mínimo, perder o ritmo do crescimento ele não iria.

Soninha Francine (PPS) foi mal novamente, muito nervosa e distraída, acabou levando uma "invertida daquelas" de Paulo Maluf (PP) no segundo bloco.

Maluf é "macaco velho", com a velha lábia que lhe é tão peculiar, foi quem quebrou o marasmo inicial do debate com suas frases de efeito. Mas bater daquele jeito na gracinha (mas inexperiente) da Soninha foi quase covardia.

Ivan Valente (PSOL) e Renato Reichmann (PMN) foram nulos, com presenças tão perceptíveis quanto a de seus minúsculos partidos. Ciro Moura (PTC) só não entra nessa classificação pois, para mim, é impossível não notar uma piada pronta quando estou diante de uma.

Marta Suplicy (PT) trocou farpas com Alckmin e com Kassab, gaguejou em ambas, mas saiu-se melhor contra o atual prefeito.

A continuar nesse ritmo quando é confrontada pelos seus dois principais adversários, corre o risco de perder a mão da campanha no 2º turno e perecer diante de um deles, caso Alckmin e Kassab se apóiem mutuamente, independentemente de quem disputar o próximo turno.

Ela deve estar rezando pra Kassab passar Alckmin, num segundo turno contra o democrata ambos terão que apostar na memória curta do eleitor, afinal, é bom não esquecermos que, Kassab foi Secretário de Planejamento da gestão Celso Pitta, e hoje é o prefeito queridinho da burguesia.

Enquanto Marta(xa) Suplicy teve um final de mandato tão desgastante com a população paulistana que levou uma "surra" nas urnas quando tentou se reeleger em 2004, e mesmo assim volta quatro anos depois, com as mesmas propostas, e lidera as pesquisas com folga sobre os candidatos tucano e democrata.

Nenhum comentário: