sábado, 3 de novembro de 2007

Parabéns ao Tricolor... Muricy

Na última quarta-feira o São Paulo sagrou-se campeão brasileiro de 2007. Pentacampeão brasileiro, diga-se de passagem.

Com alguns dias de atraso, fica aqui o meu parabéns ao clube do Morumbi que conquistou com total merecimento a competição pelo segundo ano seguido e agora é o maior campeão brasileiro de todos os tempos, junto ao Flamengo com 5 títulos cada, e também o maior vencedor desde que o Brasileirão passou a ser disputado pela fórmula de pontos corridos, com duas conquistas.

Foi a vitória de um trabalho sério, perseverante e organizado. Com a cara do treinador da equipe Muricy Ramalho. Ao contrário do ano passado, essa conquista foi totalmente moldada por Muricy, que acabou por ver as falhas e dificuldades do elenco são-paulino e priorizou uma maneira de jogar que valorizasse as melhores, senão as únicas, qualidades da equipe.

Dando mais atenção à defesa, evitando levar para depois tentar fazer gols, o treinador criou uma maneira diferente de jogar, pois dificilmente viu-se o São Paulo jogando na retranca, mas também nunca esteve realmente exposto à riscos inúteis durante a competição.

Embora desagradando a muitos tricolores (entre eles, este blogueiro aqui) sempre acostumados com equipes dando, ou ao menos tentando dar espetáculo. O time do São Paulo fez o que era preciso depois da derrota na Copa Libertadores deste ano: jogou simples, com todos os atletas correndo por todos os lados do campo, se ajudando e se doando para um objetivo comum que era a conquista.

Fica o destaque para o presidente do clube, Juvenal Juvêncio, que "bateu o pé" quando muitos pediam a demissão do treinador, e o apoiou na (re) construção de um time aguerrido e pragmático.

O prêmio para essa sintonia e apoio mútuo entre diretoria e treinador foi a conquista da taça com quatro rodadas de antecipação (recorde dos pontos corridos) e mais de 15 pontos de vantagem para o segundo colocado na tabela (outro recorde da competição).

Entre recordes e vitórias, ficam os parabéns à toda Nação São-Paulina que, mais uma vez pode gritar: Dentre os grandes és o primeiro! E como me disse uma amiga querida: "o número que manda agora é o 5-3-3!!!"

Nenhum comentário: