sexta-feira, 8 de agosto de 2008

"RSF: Junte-se a nós no dia 8 de agosto."


Enquanto a repressão se intensifica na China com o objetivo de impedir os jornalistas, os militantes dos direitos humanos, os tibetanos e os uighurs de se expressar, os Repórteres sem Fronteiras convidam a todos a se manifestarem no dia 8 de agosto de 2008, dia de cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, diante das embaixadas da China em Londres, Madrid, Berlin, Paris, Washington, Bruxelas, Ottawa, Roma e Stockholm.

Também está prevista uma manifestação em frente ao museu olímpico em Lausanne. O encontro está marcado em frente às embaixadas uma hora antes do início da cerimônia de abertura, ou seja, 11 horas GMT (12h em Londres, 13h em Paris, Bruxelas e Roma).

Entretanto, para que não reside nestas cidades e estiver interessado em se manifestar, os Repórteres sem fronteiras organizam uma manifestação pela internet no site http://www.rsfbeijing2008.org. Os internautas do mundo inteiro poderão protestar virtualmente em frente ao estádio olímpico de Pequim com o slogan de sua escolha.

“Os chineses, defensores dos direitos humanos, estão presos ou impedidos de deixar Pequim, enquanto seus apoiadores estrangeiros estão proibidos de viajar para a China. É dentro desse contexto que o governo chinês e o Comitê Olímpico Internacional esperam celebrar o inicio dos Jogos de Pequim. Estas manifestações pacíficas irão oferecer uma resposta ao cinismo dos que irão ficar de braços cruzados, dentro do estádio olímpico, no dia 8 de agosto”, afirmou a ONG.

Mesmo com a proximidade dos Jogos Olímpicos, centenas de jornalistas, cyber dissidentes, blogueiros e internautas continuam detidos nas prisões chinesas. A censura ainda encontra-se onipresente na imprensa bem como na internet.

“Garantimos a liberdade total de imprensa”. Esta promessa, feita em 2001, por um membro do governo chinês que defendia a candidatura de Pequim para os Jogos Olímpicos de 2008, nunca foi cumprida.

Os números da censura na China segundo relatório publicado no site da ONG Repórteres sem fronteiras.

50 cybers dissidentes e 29 jornalistas estão presos atualmente.

Desde 1 de Janeiro de 2008, 26 jornalistas, blogueiros e cyber dissidentes chineses foram presos ou sentenciados à prisão.

180 correspondentes da imprensa estrangeira foram detidos ou perseguidos em 2007

Mais de 80 jornalistas estrangeiros foram retirados do Tibete desde março de 2008

Desde maio de 2008, mais de 20 jornalistas chineses e estrangeiros foram impedidos de trabalhar na área do terremoto de Sichuan.

O defensor dos direitos humanos e blogueiro Hu Jia foi condenado a três anos e meio de prisão por causa de 3 artigos e 2 entrevistas.

Quase 40 000 cybers policiais vigiam as publicações de 253 milhões de internautas.

Mais de 2 700 sites foram fechados desde o início de 2007. Há quase 20 milhões de blogs na Web chinesa.

67% dos correspondentes estrangeiros entrevistados pela FCCC estimam que a China não cumpriu a promessa feita em 2001 de conceder total liberdade de reportagem a toda a mídia estrangeira.

********************************

Por Xico Malta, linkado do Blog do Birner

Nenhum comentário: