sábado, 9 de agosto de 2008

Polícia expulsa ativista de instalações olímpicas em Hong Kong

HONG KONG, 9 Ago 2008 (AFP) - A ativista pró-Tibete Christina Chan contou neste sábado ter sido obrigada pela polícia a deixar as instalações olímpicas de Hong Kong, onde são disputadas as provas eqüestres do primeiro dia dos Jogos de Pequim.

A estudante universitária de Hong Kong, que já havia participado de vários protestos contra o governo chinês, disse que planejava estender uma bandeira tibetana dentro das instalações olímpicas, mas foi obrigada a deixar o local antes de concretizar o desejo.

Segundo Chan, membros da segurança pediram primeiro para que ela fosse embora, chamando a polícia em seguida. Os policiais a cercaram e a expulsaram à força.

"Eu tinha comigo apenas a bandeira do Canadá, pensei em utilizá-la como chamariz. Mas me disseram que eu tinha infringido as regras e precisava ir embora. Isso tudo foi bastante ridículo", declarou Chan à AFP.

"Um amigo meu havia entrado antes e escondido a bandeira tibetana e um cartaz, porque eu sabia que estavam me procurando. Estou bastante chateada, fiquei com alguns arranhões e machuquei o cotovelo", contou.

Os organizadores acusaram Chan de ter infringido as normas do Comitê Olímpico Internacional (COI).

AFP


Nenhum comentário: