quinta-feira, 7 de agosto de 2008

(Pra variar) Brasil vence e não convence

Oficialmente os Jogos Olímpicos de Pequim começam amanhã às 9h00 (horário de Brasília). Mas, de fato, as disputas começaram ontem, com o inicio do torneio de futebol feminino.


Infelizmente eu possuía um compromisso inadiável com a minha cama ontem e não pude assistir à estréia da Seleção feminina (que aliás me dá uma perspectiva de chance de medalha bem maior que a equipe masculina), em boa partida contra a Alemanha, mas prometo acompanhar os próximos jogos e falar algo aqui.


Bem, mas como o sono atrasado foi recuperado ontem, hoje este blogueiro pôde acordar às seis da manhã para assistir à estréia da equipe masculina de Dunga, Ronaldinho e cia.


Num jogo marcado pelo excesso de faltas (a maioria delas inventadas pelo péssimo juiz saudita Al “alguma coisa qualquer que eu não me lembro agora”), e pela falta de futebol, principalmente brasileiro, a nossa Seleção venceu a Bélgica por 1x0.


Na maior parte da partida, o excesso de força do time belga predominou. Jogadas duras foram a tônica do jogo e eles acabaram com dois atletas expulsos (um deles após tomar uns 482 cartões amarelos! Brincadeira, foram “só” 3!).


O Brasil, estático, criou pouco, ou quase nada durante todo o jogo. As melhores chances surgiam sempre que os laterais Rafinha e Marcelo subiram ao ataque e tiveram a companhia de algum dos meias para ajudá-los na criação das jogadas.


Como Hernanes, Diego e, principalmente Anderson pouco encostaram nos alas, o jogo brasileiro ficou basicamente restrito aos lançamentos longos de Lucas e Ronaldinho na busca por Alexandre Pato.


E numa das poucas subidas ao ataque do volante Hernanes, justamente pelo lado do campo e junto com o meia Diego, após bate e rebate na área o são-paulino cortou o zagueiro e bateu forte e cruzado para marcar o único gol brasileiro.


Ainda é pouco, mas pelo menos estreamos com vitória. Novos resultados positivos contra China e Nova Zelândia nos colocam na próxima fase em posição cômoda. Mas para ser campeão ainda falta muito.


Vamos às notas da Seleção:


Renan: exibição segura. Fez boa defesa no 1º tempo. Sem muito trabalho no resto do jogo. 5,5

Rafinha: quando apóia cria perigo, muito isolado pelo seu setor. Sem problemas na marcação. – 5,0

Alex Silva: conseguiu ter dificuldades com os lançamentos longos para o lento ataque belga. Levou amarelo em falta boba. – 4,5

Breno: idem ao anterior. – 4,5

Marcelo: forte no ataque e muito fraco na defesa, tornou-se uma avenida para os contra-ataques belgas. Também jogou isolado. – 4,0

Lucas: foi bem na marcação à frente dos zagueiros. Tentou muitos lançamentos longos, a maioria errados. – 5,0

Hernanes: apoiou pouco. Correu bastante na marcação, fez um belo gol. – 5,5

Anderson: nulo. Não marcou direito, não apoiou direito e errou tudo que tentou. – 2,0

Diego: 1º tempo apagado, mais disposição no 2º. Recuperou a bola que originou o gol brasileiro. – 4,5

Ronaldinho: tentar recuperar a forma parado na ponta esquerda e com a mão na cintura é meio complicado. Precisa apresentar muito mais. – 2,5

Alexandre Pato: isolado no ataque recebeu poucas bolas, quando elas chegaram foi extremamente mal, perdeu três chances incríveis. – 3,0

Thiago Neves: burocrático, pouco acrescentou. Um bom chute no fim do jogo. – 5,0

Jô: não mudou muita coisa. Teve um gol bem anulado pela arbitragem. – 5,0

Ramires: Jogou pouco – sem nota

Dunga: montou o time erradamente. Demorou pra mexer e mexeu errado. Isso é técnico? – 2,0

.

Nenhum comentário: