sábado, 15 de dezembro de 2007

(Algum)as moscas mudam, mas... – Dossiê Flamengo parte I

CBF e STJD dão uma “mãozinha” e o Flamengo vai para a Libertadores 2008

O Campeonato Brasileiro de 2007 já acabou e eu, assim como milhões de outros são-paulinos espalhados pelo país, deveria estar mais do que satisfeito com o pentacampeonato tricolor e o rebaixamento dos arqui-rivais corintianos, mas a coisa não funciona bem assim.

Como já virou quase costume no Brasil, mais uma vez as decisões extra-campo causaram polêmica e, se não interferiram na definição do grande campeão, alteraram bastante os classificados para disputar a Copa Libertadores da América de 2008.

Além de São Paulo e Fluminense (campeões brasileiro e da Copa do Brasil respectivamente), Santos e Cruzeiro que tiveram campanhas irregulares, mas classificaram-se com justiça já que suas “fases boas” foram mais duradouras do que as suas “fases ruins” durante a competição, o Flamengo também foi agraciado com uma vaga para a competição sul-americana do próximo ano.

Digo agraciado devido as circunstâncias que levaram o Rubro-Negro a uma subida vertiginosa no BR-07 e acabaram por colocar o time em 3º no Brasileirão.

O Flamengo que começou o campeonato jogando muito mal e passou a freqüentar a zona de rebaixamento logo no início da competição teve 4 partidas suas adiadas e ainda uma inversão do mando de campo com o São Paulo devido ao uso do Maracanã durante os Jogos Pan-Americanos deste ano.

Até aí nada de (muito) anormal, mas por que o Flamengo pôde adiar seus jogos até quando bem quis, para bem depois do final do Pan, e as outras equipes do Rio não?

Enquanto os demais clubes do Rio de Janeiro tiveram seus jogos adiados apenas por alguns dias ou remanejados para os outros estádios do estado, o Flamengo simplesmente recusou-se a atuar longe do Maracanã durante o Pan e a CBF (vulgo Casa Bandida do Futebol) aceitou.

E por que o Flamengo não jogou no Raulino de Oliveira, estádio do Volta Redonda, onde o clube atuou em 2005 durante o fechamento do Maracanã para as obras do Pan-Americano?

Será por causa da enorme torcida que lotaria o estádio e ainda sobraria pro lado de fora? Não, com certeza não, os jogos adiados eram da época que a torcida do Fla só lotava estádio em final de Campeonato Carioca, e o Maraca andava bem vazio no inicio do BR-07.

Aliás o Maracanã estava tão vazio quanto a bola jogada pelo Flamengo nas três partidas jogadas no estádio até começarem os adiamentos, dois empates e uma derrota na estréia diante do Palmeiras.


Nenhum comentário: