sábado, 15 de dezembro de 2007

(Algum)as moscas mudam, mas... – Dossiê Flamengo parte III (final)

Finalizando...

Notadamente com o aproveitamento que teve após a chegada dos reforços o Flamengo, se tivesse algo semelhante desde o começo do campeonato, teria brigado palmo a palmo com o São Paulo pelo título. Ainda mais favorecido por seqüências de até cinco(!!!) jogos seguidos disputados no Maracanã durante o 2º turno – fato criado pelo encaixe estratégico das partidas adiadas na tabela rubro-negra.

Mas olhando pelo lado inverso, colocando as partidas adiadas nos seus devidos tempo e contexto de realização, concluímos que o Fla lutaria, quando muito, por uma vaga na Copa Sul-Americana.

Tendo as quatro partidas adiadas sido jogadas nas datas corretas (ou próximas à elas, como ocorreu com os demais clubes cariocas), e levando-se em conta o aproveitamento do clube na época, o Fla chegaria aos 57 pontos no final do Brasileirão.

Cálculo:

O aproveitamento de pontos do Fla era de 33,33% até a chegada de Joel Santana e da entrada de Ibson e Fábio Luciano no time, quando subiu para 68,05%.

Então apenas remanejando os jogos adiados para as datas originais, ou seja, antes dos reforços, o time jogaria 16 partidas e segundo seu aproveitamento somaria 16 pontos.

16 jogos x 3 pontos por jogo= 48 pontos em disputa

33,33% de 48 pontos= 16 pontos

Na outra ponta, tirando as 4 partidas adiadas que foram jogadas pós-reforços, o Fla jogaria 20 partidas (60 pontos) com seu trio salvador. E de acordo com seu aproveitamento, somaria mais 41 pontos (68,05% de 60 pontos).

16 + 41 = 57 pontos.

E olhem que eu fui legal de não colocar as duas derrotas que ocorreram entre a queda de Ney Franco e a reunião do trio contra o Náutico na conta do aproveitamento pré-reforços, pois Joel e Ibson já haviam estreado.

Com 57 pontos, o Flamengo chegaria na 7ª posição, ainda muito além das expectativas levando-se em conta o péssimo início no campeonato, mas não veria a cor da vaga para a Libertadores.

Ou seja:

Se não fosse o favorecimento da CBF e do STJD – com os jogos adiados até a contratação de reforços e a liberação da torcida em jogos que deveriam ser disputados com portões fechados - o Flamengo não passaria nem perto de uma vaga na Libertadores do próximo ano.

Um comentário:

Fidalgo disse...

www.dossieflamengo.blogspot.com

[]'s