sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

No Mundo dos Livros

Faz um bom tempo que eu não deixo uma dica legal de leitura por aqui, mas aí vai uma bem inesperada, de um livro que veio parar em minhas mãos meio que por acaso, mas que nem por isso torna-se menos interessante. Na verdade, acabou virando uma grata surpresa.

O livro em questão chama-se "Por que não eu?" e foi escrito pelo comediante e satirista político Al Franken, que é, um dos criadores do humorístico Saturday Night Live, um dos programas de maior longevidade na TV americana, permanecendo no ar por mais de 20 anos.

Em Por que não eu?, Franken mistura realidade e ficção para criar uma das histórias mais nonsense (e justamente por isso, tão criativa e cativante) que eu já tive o privilégio de ler.

Narrando sua campanha política para as prévias do Partido Democrata nas eleições de 2000, as discussões e planos de sua equipe de campanha, o auxílio pouco ortodoxo do irmão Otto nas disputas contra o, então, vice-presidente e também candidato às prévias, Al Gore e chegando nos cem primeiros dias do governo do 1º Presidente judeu da história dos EUA.

Misturando partes auto-biográficas, ficção, humor escrachado e critica política, Franken acerta em cheio ao criar essa sátira a respeito de todo o processo eleitoral norte-americano durante o período de sucessão ao governo Bill Clinton.

Com tiradas inteligentes e situações extremamente cômicas, Por que não eu? é uma ótima pedida, ainda mais agora que entramos num novo ano de eleições nos Estados Unidos.

Mesmo o livro sendo um pouco antigo, quem tem acompanhado as prévias Democratas, monopolizadas pelos senadores Barack Obama e Hillary Clinton, acabará vendo muitas situações semelhantes, e se divertirá ainda mais ao imaginar Hillary ou Obama, em situações ao menos parecidas com as vividas pelo candidato Franken.

Como foi lançado em 2004 por aqui, talvez seja meio difícil encontrá-lo. Eu acabei comprando-o num saldão de livros das Lojas Americanas, mas alguns sites de livrarias ainda tem o livro disponível.



Maiores informações:

Título original: Why Not Me? The Inside Story of the Making and Unmaking of the Franken Presidency
Ano: 1999
Autor: Al Franken
Editora: Francis

Onde Comprar:

Livraria Cultura

Submarino

Nenhum comentário: