terça-feira, 23 de outubro de 2007

Isso ainda vai longe...


Depois de se afastar da presidência do Senado, e de não dar as caras por lá desde o último dia 11, o Senador Renan Calheiros acabou por prolongar um pouco mais sua ausência da Casa, ao solicitar uma licença médica para a realização de exames de saúde, em mais 10 dias.

Bem que ele poderia começar assim: pede afastamento da presidência do Senado, depois uma licença médica, em seguida renunciar logo à cadeira principal do Congresso Nacional, depois ao mandato e assim por diante até fazer o grande favor, à sociedade, de sumir definitivamente da vida pública (de preferência com uma longa estadia na cadeia).

Mas, infelizmente, as coisas não são tão simples assim, e essa nova manobra de Renan pode ser encarada mais com preocupação do que com alívio. Afinal, mesmo com 6 processos correndo contra si no Conselho de Ética, Calheiros já mostrou grande poder de persuasão (pra não dizer intimidação) sobre seus pares durante o processo todo que levou até a sua absolvição em votação secreta no Senado.

Renan aparenta querer ganhar tempo, permanecendo fora dos holofotes crê que pode ser "esquecido" pela opinião pública e assim manobrar uma maneira de obter nova absolvição (dessa vez, "na calada da noite") nos processos que ainda correm contra ele.

Sua ausência temporária também serve aos interesses do governo, pois sem ele no comando das sessões do Senado, a oposição não irá travar as pautas, e conseqüentemente acabarão por aprovar a prorrogação da CPMF, essa anomalia tributária que foi criada pelo FHC e o Lula, quando era oposição, tanto criticou, mas parece ter se esquecido disso, ou então "endireitou" suas opiniões como aliás já fez em mais de uma dezena de ocasiões desde que assumiu o governo em 2003.

Enfim, a saída de Renan (e de qualquer político da mesma "laia" que ele) deve ser festejada, mas não podemos deixar que eles apostem mais uma vez "na história de que brasileiro tem memória curta" e ganhem de novo. Vamos ficar em cima, cobrá-los e mostrar que a indignação, a partir de agora, não será mais passageira.

O espaço está aqui, à disposição, manifeste-se, discuta essa e outras idéias... mexa-se!

E, mesmo se isso tudo falhar, nós ainda poderemos contar com alguém que tenha um poder de persuasão ainda maior que o do Renan...





Agradecimentos e uma homenagem ao Antonio Tabet e seu www.kibeloco.com.br

Nenhum comentário: