terça-feira, 11 de novembro de 2008

Ah tá! E eu sou o bozo...

Tarso diz que inquérito da Satiagraha está sendo refeito
Segundo o ministro, 'rapidamente' será visto que 'é falsa' avaliação sobre a suposta mudança de foco

WILSON TOSTA - Agencia Estado

RIO - O ministro da Justiça, Tarso Genro, afirmou nesta segunda-feira, 10, no Rio de Janeiro, que o inquérito da Operação Satiagraha , que investigou supostos crimes do banqueiro Daniel Dantas, do Grupo Opportunitty, está sendo todo refeito pela Polícia Federal (PF) para ser apresentado à Justiça livre de provas obtidas de maneira ilegal. Ele disse que estão enganados aqueles que acham que a PF abandonou as investigações sobre Dantas para investigar o delegado Protógenes Queiroz, que presidiu as investigações na sua primeira fase e deverá ser indiciado por violação de sigilo e escuta sem autorização judicial.

Segundo o ministro, "rapidamente" será visto que "é falsa" a avaliação sobre a suposta mudança de foco dos federais, que trabalham, disse, tecnicamente e com profissionalismo. "O que está sendo feito é um refazimento do inquérito do Daniel Dantas, que vai dizer se ele tem responsabilidade ou não, não estou prejulgando", afirmou o ministro, após reunião com o superintendente da PF no Rio, delegado Valdinho Jacinto Caetano, cujo nome praticamente confirmou como novo Corregedor da PF, a partir de dezembro.

"Aquela equipe técnica que foi para São Paulo, de delegados, de peritos, de agentes, que foi para lá para fazer o inquérito, está trabalhando em silêncio, tecnicamente, judiciosamente, com a participação do Ministério Público, fazendo e refazendo todo o levantamento. Tudo o que for apresentado agora naquele inquérito vai estar livre de qualquer nulidade e de qualquer problema que tenha ocorrido anteriormente."

*************************************************

Engraçado, não que eu queira atestar a idoneidade de qualquer um deles, até porque não os conheço e não possuo procuração para defendê-los, mas não é muita coincidência que justamente os dois responsáveis pela ida do banqueiro Daniel Dantas à cadeia em duas oportunidades, o delegado Protógenes Queiróz (que comandou a operação Satiagraha) e o juíz Fausto de Sanctis (que cassou o habeas corpus dado à Dantas pelo ministro do Supremo Trbunal Federal, Gilmar Mendes) estejam passando por uma "caça às bruxas" nesse exato momento?

Protógenes Queiróz foi afastado do comando da operação e agora é investigado na CPI dos grampos telefônicos por, supostamente, ter-se utilizado de grampos ilegais com ajuda da ABIN (Agência Brasileira de Inteligência) durante as investigações da Satiagraha. Em suma, de acusador tornou-se acusado.

Já o juíz de Sanctis, além de ter sua decisão sobre a manutenção de Dantas na cadeia cassada pelo mesmo juíz que libertou o banqueiro da primeira vez (o ministro do STF Gilmar Mendes), tem sido criticado vêementemente pelos pares do ministro Mendes no Supremo por sua decisão de tentar manter Dantas preso, corre o risco de ser afastado do julgamento do caso à pedido dos advogados do banqueiro, o pedido irá para a análise de três desembargadores em breve. Ou seja, de julgador virou julgado.

Enquanto isso, o banqueiro Daniel Dantas, que, durante os depoimentos que deu na sede da PF aqui em São Paulo, ameaçou delatar gente "graúda" que fez parte do seu esquema de corrupção, continua solto e sai cada vez mais do foco ao ver seus principais algozes entrarem sob a mira da lei.

Um comentário:

Lia Drumond disse...

Caralho, isso foi foda mesmo. O povo nem lembra de nada... Então eles tramam, escondem, corrompem. Dá muita raiva...