quarta-feira, 2 de julho de 2008

Sobre a postagem anterior, só fica uma pequena ressalva ao texto abaixo.

A postura da associação de moradores do bairro do Morumbi, representados através da ONG Morumbi Cidadania, de tentar impedir que o São Paulo realize as reformas e devidas adaptações que deseja em seu estádio e nas cercanias.

Na minha opinião, essa atitude é bastante irresponsável e incoerente afinal, se hoje ali existe um bairro residencial de classe média alta extremamente valorizado, muito se deve à construção do estádio Cícero Pompeu de Toledo nos anos 60.

Salvo ledo engano meu, na época em que teve início a construção do Estádio do Morumbi nada do que se encontra hoje em dia na região existia. A área era bastante erma e todas aquelas mansões, condomínios de alto luxo, shoppings e, até a própria favela de Paraisópolis ali surgiram depois do estádio.

Foram erguendo-se, desordenadamente, ao redor do estádio, aproveitando-se da valorização constante da região por causa da presença do campo do São Paulo. Campo esse que hoje os moradores desejam ver longe de lá.

Caso semelhante ocorre entre o Aeroporto de Congonhas e os moradores do Jd Aeroporto.

Quando foi construído, o aeroporto estava localizado praticamente no meio do nada, e por causa da valorização imobiliária que se apresentava para a região foram entupindo as cercanias do aeroporto de casas e prédios residenciais, algo totalmente errado (principalmente no caso dos prédios).

Hoje defasados em sua engenharia, tanto o Morumbi quanto Congonhas necessitam de reformas estruturais para adaptar-se às normas de segurança e qualidade vigentes. Em ambos os casos, além da dificuldade natural pela existência de áreas de grande densidade demográfica ao redor, as obras estão sendo dificultadas e/ou repelidas pelas associações de moradores.

Moradores que agora querem estádio e aeroporto longe de seus bairros. Mas o bairro é realmente deles? Ninguém foi morar "em cima" de um estádio de futebol ou de um aeroporto obrigado. Escolheram a região por causa da valorização constante de seus imóveis quando ali se instalassem.

Estádio e aeroporto já existiam, os bairros é que cresceram em volta deles.

Em ambos os casos fico com quem chegou ali primeiro.

E vocês?

Um comentário:

Unknown disse...

Certamente que as reformas em ambos os casos devem ser realizadas objetivando uma melhor segurança aos usuários dos estabelecimentos. Porém realizar tais benfeitorias sem ao menos levar em conta os prejuizos e dificuldades dos moradores da regiao com isso pode levar a uma guerra semelhante a que encontramos hoje em regioes como a vila olimpia e o estadio do pacaembu. Em ambos os casos as discussoes ultrapassam o limite do bom senso e do respeito e disputas e picuinhas politicas favorecem um lado ou outro dependendo do momento vivido