quarta-feira, 23 de abril de 2008

Meu verdadeiro adeus ao Peixe

Ao Peixe, com carinho

"Quando eu nasci, Deus olhou pra mim e disse: Esse é o Cara!"

E realmente ele é o cara, aos 42 anos de idade, mais da metade dedicado ao futebol e 1002 gols depois, o Baixinho anunciou sua aposentadoria.

Vai deixar saudade.

Principalmente num tempo marcado por discursos prontos, "bom mocismo", hipocrisia e (em alguns casos) pouquissimo futebol, a irreverência e genialidade do Peixe farão muita falta.

Dono de frases e tiradas incomparáveis como a que inicia esse texto, ou então "O Pelé de boca fechada é um poeta" entre tantas outras, o Peixe fez o que quis no futebol, e com certeza aproveitou mais do que qualquer outro atleta na história a sua carreira.

Apesar da irreverência e do bom humor, o Baixinho também soube ser sério quando preciso, dentro e principalmente fora de campo. Quando muitos poderiam pensar que a vida pudesse ter lhe pregado uma peça, Romário foi exemplo de pai e de homem ao abraçar a causa e tornar-se embaixador dos portadores de Síndrome de Down desde o nascimento de sua filha Ivy que é portadora da síndrome.

Romário foi um gênio da bola, o "gênio da grande área" como o apelidou Johan Cruyff, foi artilheiro, ganhou fãs, admiradores, amigos e desafetos, ganhou uma Copa e será eterno ídolo do futebol.

A nós, meros mortais, caberá apenas o dever de dizer aos nossos filhos, sobrinhos e netos aquilo que nossos pais, tios e avós já nos disseram sobre os gênios de outros tempos:

Eu vi Romário jogar... e ele jogava pra ca#@&*o!!!!

Um comentário:

Unknown disse...

eh... vai deixar saudade!....
valeu peixe...
PS* antes q vc fale alguma coisa...eu ainda acho q o Zizou eh o melhor jogador q eu vi jogar...