sábado, 15 de março de 2008

F-1 2008 - Surpresas à vista

Começou neste final de semana a temporada de 2008 da Fórmula 1 com os treinos que definiram o grid de largada para o GP da Austrália que se realizará nesta madrugada de sábado para domingo em Albert Park.

Confesso que acompanhei muito pouco a pré-temporada, mas pelo que vi, minha opinião ia de encontro à da maioria dos jornalistas que acompanham a F-1, que Ferrari e McLaren vão monopolizar a temporada, enquanto a Renault de Alonso e Piquet Jr, a BMW Sauber de Kubica e Heidfeld e, talvez, a Williams de Rosberguinho e Nakajima briguem para ser a terceira força da temporada.

Posso estar apostando cedo, mas não boto fé nenhuma na Toyota, Honda, RBR e Toro Rosso. Talvez até façam alguma fumaça no campeonato, mas provavelmente deve ser a dos respectivos motores que explodirem.

Já quanto a Super Aguri e Force India é melhor nem falar... apesar de elas contarem com pilotos razoavelmente bons.

Agora as minhas apostas para a temporada:

Ferrari

Kimi Raïkkonen: o "Ice Man" é o favorito disparado ao título, o piloto a ser batido como bem declarou Fernando Alonso. Possui o melhor conjunto carro/piloto da atualidade e dificilmente perde a calma em momentos de pressão, ao contrário de...

Felipe Massa: o "pequeno notável" andou bem nos testes da pré-temporada, possui um carro superior ao da principal rival McLaren, mas começa a temporada pressionado pelo título do companheiro de equipe no ano passado. Impetuoso como é, Felipe pode desandar a fazer bobagem se tentar mostrar muito serviço logo no começo da temporada.

McLaren

Lewis Hamilton: o "filho postiço" do chefão da McLaren chega em 2008 com uma temporada inteira na bagagem, e que temporada! Ser vice campeão logo no ano de estréia não é para qualquer um, o garoto é diferenciado e creio que seja o único que possa tomar a taça de Kimi nesta temporada.
O problema é que a pressão por ter preterido o bi-campeão mundial Fernando Alonso, e ser o primeiro piloto podem ser bem maiores do que a pressão pela conquista do campeonato do ano passado que derrubou o jovem inglês.

Heikki Kovalainen: o garoto anda bem, tem talento mas consegue ser mais instável do que o Felipe Massa. Deve penar na primeira metade do campeonato e talvez ganhe algum destaque como escudeiro de Hamilton na metade final da competição.

Renault

Fernando Alonso: "Fernandito" é marrento e esquentado, mas esse ano terá de ficar mansinho pois a Renault ainda não possui carro suficiente para bater de frente com as gigantes Ferrari e McLaren. Porém a parceria já rendeu dois mundiais antes e deve render novas vitórias futuramente, acredito que no final da temporada já estejam andando mais próximos das rivais.

Nelson Piquet Jr: "Nelsinho" chega aos 21 anos na F-1 com o peso do mundo nas costas. Na verdade, com o peso dos 3 títulos mundiais conquistados pelo pai. Em compensação traz consigo o talento nato para a velocidade e os genes privilegiados da família. Deve aprender muito dentro da ótima equipe Renault, e observando o Alonso.

BMW Sauber

Nick Heidfeld: nunca fez nada de tão especial na Fórmula 1 e não deve fazê-lo novamente. É um piloto razoável, mas deve ser ofuscado pela ótima temporada que deverá fazer seu companheiro de equipe...

Robert Kubica: como anda esse polonês narigudo! É disparado meu piloto predileto na F-1 junto com Sebastian Vettel. Arrojado e inteligente, Kubica deve surpreender nessa temporada conquistando alguns pódios, principalmente se levarmos em conta a instabilidade de Massa e Kovalainen.

Williams

Nico Rosberg e Kazuki Nakajima: a dupla da Williams é talentosa, principalmente o primeiro, se o carro colaborar podem pontuar com certa regularidade.

Outros

Rubens Barrichello: anda usando o MRC (Método Romário de Contabilidade) para avalizar seu recorde como piloto com o maior número de GP's disputados. Até corridas em que ele sequer largou estão sendo colocadas na conta. Enfim, esse deve ser o último ano da choradeira na F-1, e é melhor a galera da Stock Car se preparar para aturar a velha lenga-lenga a partir de 2009.

Concorda? Discorda? Comenta aí!

2 comentários:

Carol Cortez disse...

Bom, todo mundo sabe em quem eu aposto!!


Mas depois da zica de ontem, não coment mais, que dá azar!

Carol Cortez disse...

puta merda...


não disse?